Logo no primeiro dia do mês de outubro, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que, devido ao período prolongado de seca e à baixa previsão de chuvas para os próximos meses, a tarifa de energia elétrica entrou no patamar 2 da bandeira vermelha, o que significa a cobrança de uma taxa extra de R$ 7,87 a cada kWh consumidos. Implementado no Brasil há quase uma década, o sistema de bandeiras se baseia no custo de produção da energia, o qual varia de acordo com a disponibilidade de recursos hídricos. Para saber mais sobre o sistema de bandeiras, clique aqui.

Como a crise climática influencia o aumento da fatura de energia

Não é segredo para ninguém que a crise climática global vem se intensificando nos últimos anos, chegando a níveis preocupantes em 2024. O aumento da temperatura do planeta causa diversos desequilíbrios naturais, incluindo alterações profundas nas médias históricas de volume de chuvas, causando desde enchentes devastadoras até longos períodos de seca. 

Um país como o Brasil, ainda muito dependente da fonte hídrica para geração de energia, é extremamente vulnerável às alterações climáticas causadas pelo aquecimento global. Com a falta de chuvas, os níveis de água dos reservatórios diminuem, prejudicando a capacidade de produção de energia das usinas hidrelétricas, causando escassez de energia e acionamento das usinas termelétricas – que têm custo de produção mais alto –, consequentemente  aumentando o valor da tarifa de energia praticada.

Energia solar: sinônimo de sustentabilidade e economia

Fonte de energia renovável e limpa, a energia solar vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo. Através da utilização de placas fotovoltaicas, usinas solares captam raios solares e os transformam em energia elétrica, em um processo que, além de não gerar impacto negativo na natureza e no planeta, ainda contribui com a diminuição da emissão de CO2 na atmosfera ao substituir fontes de energia fósseis, como o carvão e o petróleo.

Uma ótima alternativa para quem quer realizar a transição energética sem arcar com os altos custos de instalação de painéis fotovoltaicos é aderir ao serviço de energia solar por assinatura da Woltz Energia. Com o plano de energia solar por assinatura da Woltz Energia, o consumidor economiza na conta de luz, contribui para o equilíbrio do meio ambiente e a redução dos efeitos do aquecimento global e ainda desfruta de benefícios exclusivos. 

Faça parte da revolução solar com a Woltz Energia! Entre em contato com nosso time de vendas ou faça uma simulação gratuita em nosso site e saiba quanto pode economizar.