A Geração Distribuída (GD) é a principal tendência de abastecimento energético no Brasil, visto seu crescimento exponencial desde sua criação em 2012. Quem encabeça esse futuro promissor é a fonte de energia solar, que vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos graças a todos os seus benefícios.

Diferente do modelo tradicional, a GD ela utiliza pequenos geradores de energia, que são instalados próximos aos centros de consumo. Há duas modalidades:

Microgeração – Sistema gerador de energia elétrica através de fontes renováveis, com potência instalada inferior ou igual a 75 kW (quilowatts).

Minigeração – Sistema gerador de energia elétrica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 3 MW (para fonte hídrica) e menor ou igual a 5 MW para as demais fontes renováveis (solar, eólica, biomassa e cogeração qualificada).

*fonte Aneel

A Geração Distribuída de energia solar é uma opção mais sustentável, pois é uma energia limpa, porque polui menos, e mais barata, já que não há necessidade de pagar pela instalação de painéis solares e nem de custear a manutenção do sistema de geração. 

E já tem muita gente aproveitando as vantagens. Em 2022, um levantamento  da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica( Absolar) mostrou que há cerca de 1,2 milhão de pontos de GD de energia solar no Brasil, sendo que 78% deles são residências. Mas há outro ponto relevante quando o assunto é GD: a liberdade de escolha.

“O que as pessoas não sabem é que estão livres para escolher o seu prestador de serviços e a energia que usam, mais ou menos como ocorre com o serviço de telefonia. Um modelo previsto pela Lei 14.300/22, que normatiza a instalação e autoconsumo de energia solar”, Gustavo Grebler, diz o CEO da Woltz.

Gustavo ressalta que qualquer pessoa pode receber a energia com absolutamente o mesmo grau de segurança, mas com maior qualidade e menor preço. “Na Woltz, ele já inicia pagando 20% menos e o desconto pode se elevar em certos casos”, destaca. 

Como funciona?

Pequenos produtores, que possuem placas solares e produzem energia limpa e mais barata, entregam essa energia à distribuidora responsável por distribuir energia. A Woltz tem 70 usinas que levam energia para mais de 200 cidades. A entrega de energia solar gera crédito de energia limpa, que é usado para abater o consumo mensal do seu consumo. 

Assim, o desconto é aplicado sobre o valor da tarifa de energia elétrica não renovável que o cliente consome. Você não precisa fazer nenhum tipo de adequação no relógio ou instalação de placas solares.

Energia que faz bem

Ao contratar a Woltz para receber injeção de energia solar na sua instalação, além de receber desconto na sua conta de luz, devido ao menor preço da que a tarifa da energia injetada tem em relação à energia comumente distribuída, você também ajuda o meio ambiente. Energia solar é igual a zero emissão de poluentes, como o CO² (dióxido de carbono).


Leia também: Energia solar: o futuro da energia no Brasil