A Geração Distribuída é a principal tendência em abastecimento energético no Brasil e está crescendo em grandes proporções devido a inúmeras vantagens. Porém, ainda gera algumas dúvidas àqueles que gostariam de adotar a modalidade.

Por isso, separamos algumas perguntas frequentes para esclarecer os principais pontos que envolvem a Geração Distribuída. Confira:

1) Aderir ao recebimento de energia por uma Usina Solar é um processo legalizado?

Sim! A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou essa atividade através da Resolução Normativa nº 482 de 2012, permitindo que os consumidores de energia elétrica escolham a melhor empresa para lhes fornecer energia. Isso ainda permite a livre adesão a consórcios de Usinas Solares Fotovoltaicas e o consumo de energia limpa, renovável e mais barata.

2) E como ficará minha relação com a Distribuidora?

A distribuidora de energia, como o próprio nome diz, é responsável apenas por coletar a energia elétrica que alguém gerou (por exemplo, a usina de hidrelétrica de Itaipu) e distribuir para seus consumidores. A única diferença é que agora você irá consumir energia verde.

3) Como será o pagamento para a distribuidora e para a Woltz?

Você receberá dois boletos, um da distribuidora e outro da Woltz. No boleto da distribuidora, você encontrará a quantidade de energia consumida e a energia injetada pela Woltz. Já no boleto da Woltz, você encontrará o valor do plano contratado.

4) Caso minha energia acabe, a quem devo recorrer?

A distribuidora de energia continuará sendo seu ponto de contato em caso de qualquer problema relacionado à rede elétrica da sua localidade. Nesse sentido, nada muda.

5) Como funciona a cobrança da Geração Distribuída?

Ao aderir à Woltz você receberá sempre dois boletos, um da distribuidora e outro da Woltz. No boleto da Woltz você terá a descrição da quantidade de energia compensada, o valor à pagar referente ao plano contratado, o total do seu custo com energia e a economia que obteve ao utilizar energia limpa da Woltz.

O consumidor só paga bandeira sobre o líquido da conta: Quando um consumidor gera a própria energia ou recebe energia da GD, a bandeira tarifária do mês deve ser cobrada somente sobre o valor líquido de sua conta. Ou seja, a quantidade de kWh remanescentes após a compensação dos créditos de energia gerados/ recebidos.

6) Preciso pagar para contratar a Woltz?

Não! Ao assinar nosso termo de adesão, você só paga pela energia contratada.

7) Posso sair a qualquer momento?

Sim! Avisando previamente, com no mínimo 60 dias de antecedência, não cobramos nenhuma taxa ou multa.
Depende do plano. Todos os planos atuais têm fidelidade: 12% de desconto para 6 meses de fidelidade; 18% de desconto para 12 meses de fidelidade; 20% de desconto para 24 meses de fidelidade. Nos planos anteriores temos um aviso prévio de 2 ou 6 meses.

8) Quais os benefícios da Usinas Solares?

Além de gerar sua própria energia, a Usina Solar é de fonte renovável e inesgotável. Você garante um desconto na sua conta de energia e ajuda a preservar o meio ambiente.

9) E como a Woltz Energia ganha dinheiro com a Usina Solar?

Nós construímos a Fazenda Solar e fazemos parcerias com geradores; rentabilizamos com a administração e comercialização.

Leia também: Geração Distribuída: liberdade de escolha e economia na conta